FRASE DO MÊS DE JANEIRO: "Abram os olhos e vejam tudo o que conseguirem ver antes que se fechem para sempre" - Toda A Luz Que Não Podemos Ver

Livros transformados em filme pela Disney antes dos anos 90!


Ser apaixonada pela Disney e por livros tem suas vantagens, principalmente quando decidem criar adaptações. Abaixo você vai encontrar algumas adaptações mais conhecidas e outras que talvez não feitas antes dos anos 90. E porque antes dos 90? Porque eu me admiro que mesmo com tão pouca tecnologia a Disney foi capaz de tirar histórias tão fascinantes do papel. Além disso, Walt Disney participou de quase todas essas produções até falecer em 1966.

Insisto que tire umas horinhas para ver os filmes ou melhor, ler o livro que os inspiraram! Já peço desculpas pelos trailers estarem em inglês mas não achei eles dublados no youtube, mas os filmes completos estão disponiveis online ( sim, eu conferi todos). 

Caso queira pular direito para seu filme ou adaptação favorita para conhecer um pouco mais, basta clicar no ▵ a frente dele:

A Lenda da caverna adormecida (1949)
Alice no pais das maravilhas (1951 )
Peter Pan ( 1953 ) 
Mary Poppins (1964) 
Uma Cilada Para Roger Rabbit ( 1988 )

Boa Leitura!


A Lenda da caverna adormecida ( trecho do filme* )



Essa animação clássica ficou por muito tempo nas sombras aqui no Brasil. Foi feita em 1949 e dirigida por James Algar, Clyde Geronimi e Jack Kinney. A história do filme conta sobre a vida de Ichabod Crane, um viajante que se depara com o vilarejo de Sleppy Hollow onde pretende trabalhar por um tempo. Em seu tempo de hospedagem descobre que o tal vilarejo é assombrado por um cavaleiro sem cabeça que aterroriza seus moradores a procura de uma nova cabeça para usar. 

A animação foi inspirada em livro escrito em 1820 por Washington Irving, na inglaterra. Além de apresentar os estereótipos de todos os personagens de seu roteiro original, o conto foi adaptado para algo mais "leve", afinal, é uma animação para a família. Além disso, a perseguição do cavaleiro no final da história toma quase metade do filme, coisa que não acontece no livro. Acredito que tenham feito isso para tentar manter o terror e suspense apresentados no livro sem deixar que a animação ficasse muito "bonitinha".

*Não encontrei o trailer oficial ):

Alice no país das maravilhas trailer )



Não sei de ninguém que nunca tenha ouvido falar desse filme feito em 1951 pela Disney. A história conta sobre Alice, é claro, que após seguir um coelho branco acaba perdida dentro do País das Maravilhas que é repleto de pessoas e criaturas... loucas. Por mais que a adaptação não seja exatamente igual ao livro, tenho que concordar que continua sendo a minha adaptação favorita dentro tantas outras que foram lançadas ao longo dos anos.

O livro original "Alice e suas aventuras no país das maravilhas" foi escrito por Lewis Carroll ( pseudônimo de Charles Lutwidge ) em 1865. Sua publicação também recebeu uma continuação "Alice Atráves dos espelhos" e muitas vezes as adaptações que vemos são feitas misturando conceitos e cenas de ambos os livros. Atualmente se você for até a livraria atrás do livro, vai perceber a grande maioria já possui edições com o primeiro e o segundo livro.

Peter Pan trailer )



Um garoto que não queria crescer, piratas, fadas, índios e a terra do nunca. Peter Pan é um dos contos mais bonitos que tive o prazer de ler e ver. O filme feito por Walt Disney em 1953 foi o décimo quarto filme produzido pela Disney vindo logo depois de Alice no País das Maravilhas! A animação deu uma cara tão fantasiosa e linda para o filme, que até hoje acredito que muita gente ia amar viver na Terra do Nunca junto com Peter e Sininho.

Uma coisa curiosa a respeito do livro Peter Pan é que originalmente ele era apenas uma história que o autor  J.M. Barrie contava para os filhos de uma amiga. A primeira vez que Peter Pan foi divulgado para o mundo foi em uma livro de nome "The Little White Bird" e depois para uma peça de teatro. Foi apenas em 1911 que Peter Pan se tornou, bem, Peter Pan como conhecemos. 

 Mary Poppins ( trailer )


A história fala sobre o Senhor Banks, um homem rígido muito diferente de suas crianças que constantemente enlouquecem suas babás. Desesperado por ajuda, ele faz um anuncio de jornal enquanto sua filha Jane faz uma carta de como ela gostaria que fosse. Claro que a descrição da garota bate perfeitamente com a de Mary Poppins, a babá que possui certos poderes mágicos e pretende concertar todos os problemas da casa.

Em 2014 a Disney lançou "Walt Disney nos Bastidores de Mary Poppins" e até então muitas pessoas não sabiam que o filme feito em 1964 na verdade foi baseado na obra de P. L. Travers de 1934 onde Mary Poppins não era um único livro mas sim uma coleção de pequenos livros famosos em Londres, sua terra natal e também onde se passa a história. Walt Disney brigou por anos pelo direito de fazer o filme lançado em 1964. E mesmo depois de conseguir, Pamela ( a autora ) insistiu em ficar junto da equipe de produção garantindo que tudo fosse perfeito e muitas vezes reprovando o roteiro milhões de vezes até que fosse finalizado. 

Uma Cilada Para Roger Rabbit trailer )



Acredito que as pessoas que não curtem muito filmes antigos não deve ter ouvido falar de Roger Rabbit, MAS quase todos conhecem a Jessica Rabbit (fiu fiu). Bem, os dois são as estrelas desse longa metragem feito em 1988 que apresenta atores e animações simultaneamente. O filme conta um pouco sobre Roger Rabbit que é acusado de homicidio e pede ajuda ao detetive Eddie Valiant que definitivamente ODEIA desenhos animados.

Roger Rabbit foi o primeiro e creio que o ultimo filme onde vemos personagens animados de várias produtoras diferentes em um lugar só. Tanto que existe uma cena com Mickey e Pernalonga juntos. A mesma custou uma fortuna e só foi aceita porque no contrato ambos os personagens deveriam ter O MESMO tempo na tela.

Sempre fui muito fã desse filme mas foi fazendo esse post que descobri que havia sido uma adaptação. O livro foi escrito por Gary K. Wolf e publicado em 1981. Lendo um pouco mais e por fim lendo o livro, vi que a única diferença seria o fato de invés de serem desenhos animados ( como no filme ) fossem tirinhas.


-----------------------------------▵-----------------------------------

Se você gostou dessa publicação, não esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com os amigos. 


7 comentários:

  1. Momento nostalgia, completamente!
    Amei a postagem <3
    Eu já assisti ao filme Alice no país das maravilhas, Uma Cilada Para Roger Rabbit e também ao Peter Pan.
    Sou apaixonada pelo ultimo filme, por sua história. Amei a postagem... tá vou parar de repetir que eu AMEI A POSTAGEM *-*
    Sucesso linda!
    Um abraço

    http://cantinhodasiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico TRI feliz que amou <3 Eu pretendo falar dos filmes novos também mas não tem nada melhor que nostalgia né? <3 E pode ter certeza sou apaixonada por esses filmes também!!!

      Beijinhoooos Siii <3

      Excluir
  2. Oii!
    Ameeei o post ♥ Perdi as contas de quantas vezes assisti Alice no pais das Maravilhas haha ♥ Muito bom relembrar!!

    Beijão!
    http://loucaspaginasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ótimo fazer essa nostalgia também <3 Fico feliz que gostou!
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá moça *-* Que blog encantador! Como não o descobri antes? Fico feliz que tenha descoberto hoje pelo menos!
    Ah, não resisto a Peter Pan, sou louca por ele desde pequenininha, eu ouvia a fita coma história dele, trocentas vezes por dia haha Até hoje, se bobiar...
    Já Alice é minha paixão adquirida mais crescidinha, lá pelos meus 9 anos, mas ainda assim não resisto. Os filmes que andam lançando dela, eu tenho visto todos, e fico em casa assistindo toda vez que passar na televisão...
    São clássicos tão perfeitos *-* Não sei lidar... É muito amor envolvido!
    Blog Seja Frugal

    ResponderExcluir
  4. Achei a postagem muito criativa, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas. Esses filmes fazem parte da minha infâcia!
    Beijos,
    http://o-hyeah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que interessante, quem não ama filmes da disney?
    Dos que apresentou só não li o A Lenda da caverna adormecida, mas vou tentar procurar e assistir. kk
    Bjuss, Luh do Livros e Vitrolas

    ResponderExcluir