FRASE DO MÊS DE JANEIRO: "Abram os olhos e vejam tudo o que conseguirem ver antes que se fechem para sempre" - Toda A Luz Que Não Podemos Ver

Fui convocada para a seleção e me surpreendi!


Começar o desafio com um tapa na cara. Quem diria que eu apanharia da minha própria filosofia de "Não julgar um livro pela capa". 

Mesmo quem nunca leu a saga "A Seleção" certamente já se deparou com suas capas magnificas na livraria. Eu pelo menos - antes do desafio - me pegava admirando os vestidos da capa e achando tudo aquilo tão bonito que o livro me parecia ter uma história fútil. Pelo que percebo, não fui a única a rejeitar "A Seleção" pensando que seria mais um livro de princesas e mocinhos. 

Particularmente eu sou muito chata para esse gênero, passo longe, no entanto o #PsiqueDeSagas fez com que por alguns dias eu superasse esse preconceito e abrisse o livro. O que aconteceu? Me deparei com algo que eu realmente não esperava e que me deixou muito feliz por ter lido. 

A Trilogia de Kiera Cass apresenta sim, princesas, reis, rainhas, mas também mostra um País doente, castas, pobreza e como a nobreza lida, ou no caso, tenta ocultar isso. Mais do que a história de America - nossa narradora e personagem principal - o livro mostra também problemas reais que não são somente de um lugar "fictício". A autora deixa clara as críticas que faz a sociedade atual mantendo alguns nomes e investindo em países reais para a criação de Illéa - onde se passa a história.

Ter me deparado com algo além da história de 35 meninas disputando o coração de um príncipe me deu até um gás para terminar a trilogia. Contudo, não posso deixar de lado algumas coisas que me incomodaram um pouco e talvez incomode vocês. Ando meio cansada de ver em livros "Jovens" sempre a protagonista ter que decidir entre duas pessoas. Consigo contar em mais de uma mão livros em que isso acontece. Estou começando a achar que é um termo que assinam para publicar. A história vale a pena? Vale. Mas eu teria gostado muito mais se não tivesse um triangulo amoroso, cof cof, de novo.

Apesar disso, voltando a falar da parte boa, a America me lembrou eu - explosiva, ruiva, temperamento difícil, confusa por si só - conheço muitas mulheres assim, então é bem provável que a maioria se identifique com a protagonista o que deixa a história muito mais gostosa de ler. 

Não vi nada de infantil na leitura como ouvi muita gente reclamar. É claro que não é nenhum Stephen King mas até para mim que sou chata para o gênero, gostei muito de como tudo foi narrado. Os personagens são consistentes, a história é muito boa - tirando o que disse acima, mas fazer o que. 

Se você quer uma leitura tranquila de férias, comece a seleção. É Leve, não vai te tirar muito tempo, além disso é como assistir um daqueles filmes que passam de tarde na TV que te deixam mais "feliz" e te "distraem" da vida.


- Comentário adicional que não é necessariamente necessário.

Pegando indicações aqui e ali, vi muita, mas MUITA GENTE comparando "A Seleção" com "Jogos Vorazes". Não fui afundo sobre o "porque disso" mas como já faço uma ideia, deixo aqui o que EU, MARY, achei. 

Vi algumas familiaridades: o trio amoroso, a irmã, divisão de um novo país, mas acho importante ressaltar que se você está DEIXANDO DE LER porque acredita que é só uma versão copiada e afeminada, pode desistir da ideia. Na verdade, foi o que eu brinquei ali em cima, ultimamente não andam tendo muitas histórias originais, elas diferem ali e aqui mas basicamente é sempre a mesma coisa. Talvez não tenham lido outros, mas eu realmente li mais quatro ou cinco livros que tem essas mesmas coisas e seguem a mesma linha de pensamento.

Em todo caso, meu conselho é que MESMO QUE tenha isso ou aquilo igual, tentem ler e vão perceber que focam em coisas e razões diferentes e na verdade estão longe de serem a mesma coisa. 




Essa postagem como já devem saber faz parte do desafio acima, ou seja, a trilogia "A Seleção" ganhou também um DIY exclusivo e você pode conferir nesse link aqui.

Não esqueça de deixar seu comentário, sugestão, crítica, pode ser um "Mary me manda um oi" que eu adoro ler e responder, além disso, me ajuda a saber se estou no caminho certo.

Ainda não sabe sobre o Psiquê de Sagas? Então confere aqui !!!


Dê suporte para esse blog curtindo no  facebook.com/psiqueliteraria 

6 comentários:

  1. Maria,sou eu a Bruna,do grupo x on x?
    Eu li a seleção e amei,e eu gosto de triângulos amorosos,acham que deixam a história mais empolgante (ah.ah,ah)
    brunadianaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru <3 Tudo bom?
      Eu gosto até mas é que ultimamente vejo em tantos livros que sempre tenho a esperança de ler uma história sem eles hahahahahaha.
      Muito obrigada pela visita!!!
      Beijos!!!!

      Excluir
  2. Olá! Mary me manda um Oi! Ha ha ha Estou brincando.
    Li sua resenha e gostei muito. Tando diz os pontos bons e ruins do livro. Eu ainda não li, assim como você, não li o livro imaginando como seria a historia só de olhar a capa. Não costumo fazer isso, mas as vezes isso acontece.
    Toda vez que eu olho esse livro sinto vontade de rir. Minha irmã leu um livro há um ano e eu fui perguntar dela, lhe disse que eu até lembrava dela me mostrando o livro dentro de sua bolsa e que quando estávamos conversando ela sempre estava com ele, ela não lembrava o nome, e eu fui atrás, pois tinha o livro na minha mente, e quando eu vi esse, pela primeira vez, eu olhei a foto e disse "Pronto mana, achei o livro" e ela falou "Mana eu nunca vi esse livro" e eu comecei a rir, como assim? Toda vez que eu lembro ela está com esse livro nas mãos, ai ela lembrou o nome do livro e eu ri mais ainda, por que o livro não tem nada a ver com esse, já que o que ela leu era o Dezesseis luas. #MeupequenoMico
    Por conta dessa confusão entre irmãs, ela agora está lendo o livro A Seleção, pois ficou interessada quando leu a sinopse, e eu ainda estou lendo resenhas para saber se leio agora ou não. Ha ha ha.
    Parabéns pela resenha, agora eu vou dá uma olhada nas outras postagens. Tchau!
    http://cantinhodasiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooooiiii Sirlene!!! brincadeirinha hahaha
      E eu ri com seu comentário, muito. Paguei micos assim também, as vezes tenho tantas capas em mente que quando me perguntam de primeira eu confundo mesmo.
      Aproveite que sua irmã está lendo a seleção e faça o seguinte, espere sua irmã acabar o livro e vá correndo roubar dela pra dar uma lidinha rápida.
      Fico muito feliz que veio ler a resenha e que talvez eu tenha te ajudado <3 Quando acabar de ler, trate de voltar aqui e me dizer tudinho o que achou, mesmo que não goste.

      Agradeço novamente a visita e seja muito muito bem-vinda, espero que goste do resto do conteudo do site <3

      Beijinhos, Mary <3

      Excluir
  3. Oi, Mary!
    Gosto muito do seu blog e fiquei feliz da vida com você ter lido A Seleção. Acredita que é meu livro favorito? Bom, eu sou meio melosa com livros, então meus livros são todos de romance. Mas eu também amo ler fantasia, livros meio futurísticos, sabe? Então, estou lendo um livro, A Rainha Vermelha, e vc PRECISA ler! É muito maravilhoso. E não, não tem um triângulo amoroso. Ah, e outra coisa, me indica um livro estilo A Seleção, que vc goste muito? Obg, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P.s. Desculpa estar ~meio~ muito atrasada, mas só vi a resenha hoje. Hahaha

      Excluir